A defesa do consumidor em Portugal é garantida por um conjunto de normas jurídicas, entidades públicas e associações privadas que visam proteger os direitos e interesses dos consumidores nas relações de consumo. Esta defesa tem fundamento constitucional, legal e europeu.
Atualmente a legislação de defesa do consumidor em Portugal passou de um estágio básico para uma estrutura robusta e adaptada ao contexto europeu e digital, com foco crescente em sustentabilidade, comércio eletrónico e proteção de dados.
Neste sentido, a obra JusFormulários Consumo 3ª edição, contém 140 formulários de reclamações, requerimentos e peças processuais no âmbito das diversas temáticas que integram o Direito dos consumidores, designadamente, defesa do consumidor, direitos do consumidor na compra e venda de bens, conteúdos e serviços digitais, e práticas comerciais desleais, elaborados em conformidade com a legislação atualmente em vigor.
A obra divide-se em 6 partes:
- Defesa do consumidor
- Direitos do consumidor na compra e venda de bens, conteúdos e serviços digitais
- Contratos celebrados à distância e fora do estabelecimento comercial
- Publicidade e práticas comerciais desleais
- Setores em destaque
- Serviços públicos essenciais
Desta forma, a obra engloba:
- Contestação por não existência de relação de consumo
- Interpelação para substituição de bem móvel em garantia legal de compra e venda
- Petição inicial para declaração de nulidade de contrato celebrado ao domicílio ou equiparado
- Denúncia por publicidade enganosa
- Petição inicial para pagamento de prejuízos sofridos em auto estrada por objeto na via
- Oposição à injunção por prescrição de cobrança de serviços
Através da plataforma Legalteca não só poderá editar e preencher os documentos, como também terá a possibilidade de marcar os textos, incorporar notas e criar dossiers, de forma que a Informação de que precisa esteja sempre acessível e sistematizada.
Cada formulário está devidamente fundamentado com referências legislativas e de jurisprudência e contêm links ativos a partir dos quais pode consultar, com um só clique, o texto normativo que lhes serve de fundamento.
1.Defesa do Consumidor (Lei n.º 24/96, de 31 de julho)
1.1 Ámbito e dever geral de protecção
1.2 Direito à qualidade dos bens e serviços
1.3 Direito à protecção dos interesses económicos
1.4 Serviços de promoção, informação ou contacto com os consumidores
2. Direitos do consumidor na compra e venda de bens, conteúdos e serviços digitais (DL n.º 84/2021, de 18 de outubro)
3. Contratos celebrados à distância e fora do estabelecimento comercial (DL n.º 24/2014, de 14 de fevereiro)
4. Publicidade e práticas comerciais desleais (DL n.º 57/2008, de 26 de março e Código da Publicidade)
5. Setores em destaque
5.1 Atividade de mediação imobiliária
5.2 Portagens Eletrónicas
5.3 Transportes
5.4 Turismo
5.5 Saúde
6. Serviços públicos essenciais
6.1 Cobro de caução
6.2 Serviços de fornecimento de agua
6.3 Serviços de fornecimento de eletricidade
6.4 Serviços de fornecimento de gás
6.5 Serviços de comunicações eletrónicas
6.6 Serviços postais